Soluções sustentáveis

Soluções sustentáveis para as pessoas e o meio ambiente

Nosso compromisso com a proteção ambiental e a saúde e segurança do trabalho

A Freudenberg Performance Materials desenvolve soluções pioneiras e sustentáveis para criar melhores condições de vida globais. Promovemos a interação social e protegemos o meio ambiente em todas as nossas unidades.

Produção sustentável

Na Freudenberg Performance Materials, a sustentabilidade é parte integrante de todo o ciclo de vida do produto: desde a utilização de matérias-primas e energia na produção, passando pela utilização dos nossos produtos pelo cliente, até à disposição final. Não cumprimos apenas as normas internacionais – pretendemos ir além. Buscamos atingir o objetivo de alcançar a menor emissão de CO2 possível. Um exemplo de como fazemos isso é desenvolvendo produtos baseados em materiais reciclados e livres de substâncias nocivas como corantes AZO, formaldeído e APEO. No processo, estabelecemos novos padrões na indústria. Isso também inclui a estrita conformidade com o REACH (Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Substâncias Químicas), os regulamentos GHS (Sistema Globalmente Harmonizado), os padrões internos FSS7 da Freudenberg sobre segurança química e outras diretrizes relevantes.

Outros exemplos de produção sustentável:

Garrafas PET utilizadas como matéria-prima

PET

A Freudenberg Performance Materials recicla garrafas PET e utiliza os flocos produzidos como matéria-prima na produção de não tecidos para a construção civil. Em nossas unidades italianas em Novedrate e Pisticci Scalo, bem como em Colmar, na França, reciclamos literalmente bilhões de garrafas PET. Isso nos torna o maior usuário de flocos de PET reciclados na indústria de construção europeia.

Entretelas compostáveis e biodegradáveis

compostáveis

As entretelas fusíveis dianteiras são caracterizadas por seu alto volume, extrema elasticidade e baixo peso. Elas são projetadas especificamente para roupas masculinas. As entretelas fusíveis dianteiras são fabricadas com fibras PET recicladas em um processo de produção extremamente eficiente. Alguns não tecidos de poliéster spunlaid baseados em nossa própria tecnologia também são feitos de PET reciclado e são utilizados em construções.

Alguns dos nossos tecidos de entretela para vestuário são compostáveis e biodegradáveis.

Saúde e segurança do trabalho

Produtos excelentes só podem ser produzidos em um ambiente em que os mais altos padrões de saúde e segurança ocupacional sejam observados. Por isso, prevenir acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho é nossa prioridade.

Um exemplo do nosso amplo compromisso nesta área é a iniciativa de todo o Grupo chamada “We all take care”, lançada em 2002. Seu objetivo é aumentar a conscientização dos colaboradores sobre o trabalho, a saúde e a proteção ambiental. Como resultado da iniciativa “We all take care”, conseguimos reduzir significativamente as taxas de acidentes em nossas operações, por exemplo. Todos os anos, com o prêmio “We all take care”, o Grupo Freudenberg presta homenagem aos funcionários cujo envolvimento na iniciativa promoveu sucesso, progresso e desempenho excepcionais.

Projetos da Premiaçao Final do “We all take care” no ano passado:

Observe e melhore a segurança

Na unidade de Parets del Vallés, na Espanha, a cultura de segurança precisava ser fortalecida para garantir que os colegas estivessem cientes de suas responsabilidades mútuas na busca de deficiências na segurança. Isso exigiu a disposição e a capacidade de cada funcionário de olhar além dos limites estritos de suas respectivas funções e assumir a responsabilidade pessoal pelo bem-estar próprio e de seus colegas.

Para atingir esse objetivo, uma equipe de projeto desenvolveu uma nova ferramenta de segurança. O princípio era que os “observadores” reconhecessem as ações perigosas, as direcionassem e ajudassem a evitá-las. O projeto melhorou não apenas a percepção de risco e a capacidade de observação dos funcionários, mas também o processo de feedback e de comunicação. Como essa ação de detectar deficiências de segurança não tem consequências negativas, a confiança dos funcionários nas novas medidas está crescendo e um número cada vez maior de colegas está participando.

Redução no consumo de energia com um sistema de controle de emissões

Em nossa unidade em Colmar, na França, os compostos orgânicos voláteis precisavam ser removidos dos gases de exaustão de duas linhas de produção. A purificação foi realizada por oxidação térmica, um processo associado ao alto consumo de gás e energia. Esse consumo precisava ser reduzido.

Na primeira etapa, duas estufas de secagem foram abastecidas com mais ar. Isso significava que os queimadores dos fornos necessitavam de menos gás para secar os não tecidos ali produzidos. Na segunda etapa, a equipe do projeto conseguiu garantir que a energia não necessária para o aquecimento do prédio administrativo fosse usada com eficiência. Essa energia foi usada para aquecer partes de um prédio de fábrica usado para reciclagem de garrafas, para aquecer três circuitos de água necessários para limpar garrafas de plástico e para secar flocos de PET das garrafas de plástico trituradas. Além disso, o calor também era recuperado de um compressor de refrigeração.

As duas etapas do projeto resultaram em economias significativas de gás e energia elétrica.

Uma solução completa de saúde

A equipe de gestores em nossa unidade em Tayun Tao-Yuan, em Taiwan, notou que muitos colegas estavam sofrendo com dores musculares – principalmente no pescoço e ombros. Os responsáveis criaram um programa de ergonomia para corrigir a situação. No processo, os gestores procuraram por uma solução completa para a saúde dos colaboradores. Um fator chave foi o Índice de Massa Corporal (IMC), uma medida usada para avaliar o peso corporal. Se este número for superior a 25, um adulto é considerado com excesso de peso, com implicações negativas para a saúde. Sendo assim, os funcionários precisavam ser incentivados a comer de forma saudável e fazer exercícios regularmente para reduzir o IMC, especialmente se estivessem acima de 25,2.

Como consequência, uma competição foi lançada em março de 2014. Todos os colegas se inscreveram no programa e foram divididos em dez equipes, cada uma sob a orientação de um líder de equipe. Dentro das equipes, os colegas foram classificados em dois grupos, dependendo do resultado de seu IMC acima ou abaixo de 25,2. O programa era o seguinte.

Os líderes de equipe lembram suas equipes de cumprir certas diretrizes nutricionais e se exercitar regularmente. Cada participante envia dados semanais sobre melhorias no seu IMC, mudanças na dieta ou participação em atividades esportivas. Por exemplo, alguns fazem uma caminhada rápida pelo local, nadam em equipe ou até treinam para uma maratona. Todas essas ações são incluídas na avaliação e os três vencedores de cada grupo recebem um prêmio da empresa.

O objetivo da competição foi melhorar os valores de metade de todos os funcionários com IMC superior a 25,2. A análise dos resultados no final do ano mostrou que os valores do IMC realmente caíram para 60% dos participantes. A competição sensibilizou os funcionários a darem mais atenção à sua saúde. Cada vez mais, os funcionários foram se juntando a um dos muitos grupos esportivos. Eles agora estão mais em forma e se alimentam de forma mais saudável.

Na segunda parte do programa de saúde, foi criada uma avaliação ergonômica individual. Foram planejados tratamentos futuros com base nisso para ajudar os funcionários a se livrarem de suas dores musculares.

Obtenha mais informações